sábado, 10 de outubro de 2009

Uma vida, uma árvore

O clima louco de São Paulo me deixa igualmente maluca. Quarta passada tava um calor infernal de manhã, fui trabalhar com uma roupa leve, de verão. Quando saí dali e fui pra faculdade, à noite, levei um choque térmico: tava um frio congelante, daqueles em que o ar parece estilhaços de vidro cortando seu rosto! Não tinha levado casaco e passei o maior frio! Pra completar, choveu. Cheguei em casa revoltada com essa mudança brusca do tempo. São Paulo às vezes parece que tem transtorno bipolar. Deveriam inventar uma roupa adequável pra todas as estações do ano, térmica, sei lá.
Na verdade toda essa instabilidade se deve ao aquecimento global e o que a humanidade fez até hoje para agravá-lo. Principalmente no que se refere ao desmatamento. Dia desses tava conversando com a Talita, minha amiga que mora em Belo Horizonte e ela me disse que lá tem um projeto chamado “Uma vida, uma árvore”, no qual, para cada criança que nasce na cidade, uma árvore é plantada. Achei o máximo! Primeiro, porque é um modo de nos desculparmos à natureza pelo prejuízo causado com o desmatamento. Depois porque, imagina você ter uma árvore que é “sua” e cresceu junto com você! Que incrível! Esse projeto deveria ser divulgado e adotado pelos demais estados e países (embora que, se isso fosse feito na China, por exemplo, haveria uma superlotação de florestas). Em São Paulo parece que fazem o contrário: uma árvore é derrubada para cada criança que nasce. Só na minha rua, já vi duas serem derrubadas e uma delas é essa da foto, que de tanto cortarem para não atrapalhar a fiação elétrica, acabou morrendo. A sombra dela, projetada na calçada, é a coisa mais horrível de se ver. Parece uma mão estendida, pedindo socorro.

Bizarro é que, hoje em dia até me espanto ao encontrar algum lugar com muito verde, já que é coisa rara de se ver em meio aos tons de cinza da cidade. Dá uma sensação de “nossa, que milagre, ainda existe natureza no mundo!”.

Ontem descobri um site de busca muito interessante, o Eco 4 Planet. Ele usa o buscador Google, e a cada 50 mil pesquisas feitas, uma árvore é plantada. Além disso, a tela preta reduz o consumo de energia do monitor em 20%, se comparado à tela branca. O único problema é que dói um pouco a vista pra ler, mas tudo bem. Divulguem, please. Mesmo que seja tarde pra reverter os danos causados à natureza, pelo menos não vamos piorá-los.

7 perdidos por aqui:

angela disse...

Tem razão Karina, a cidade ficaria bem melhor com mais erde e a campanha é interessante.
beijos

garotabossanova disse...

Olá!Passando para dar uma lida e pra dizer que adorei o seu blog.Cheguei aqui através do da Francine.Concordo com vc.Se cada um fizer um pouquinho acho que o mundo vai ser bem melhor.Mas cadê tempo? Como plantar uma árvore em dias que o ter vale mais que o ser? Abraço grande!Cambio,desligo.

Linus disse...

Olá Karina, gostei de suas páginas. Foi clicando daqui, e dali, que cheguei, estarei te acompanhando.
Abraços Linus

Mari Borges e Nath Alves disse...

oláa,
gostei muito desse bloog e seguii :D
faça uma visita ao meu, to começando ainda :DD

beeijos

Clara disse...

Olá KARINA !! entrando em um blog e outro cheguei ate o seu, gostei muito da maneira leve e simples que escreve.
beijos !!

Ana Lúcia Porto disse...

Karina,
Você é linda menina...!! Tem um coração que vale ouro...

Eu não posso me queixar, ou melhor, não pude me queixar. Nasci num quintal cheio de árvores e animais (soltos e em viveiros). Eram árvores, todas elas, plantadas pelo meu falecido pai (ver Dia dos Pais, na busca). Bom, hoje, há uma casa construída neste terreno=quintal da casa que nasci, que está alugada para república e com todo o quintal cimentado, sem mais nenhuma árvore, pode acreditar...!! Ela ficou para mim de herança. Mas os seus melhores momentos, ficaram apenas na minha lembrança, sendo que sem chances de ver, sequer como era..., com árvores... e animais...
Sinto muito como as mudanças vieram e se fizeram necessárias...

Beijos,
Ana Lúcia.

June disse...

Andei vendo vários post ecológicos pelos blog q passei essa semana! Acho q as pessoas estão se conscientizando de q somos nós os responsáveis pelo meio ambiente e se continuarmos agredindo ele desse jeito, a coisa vai piorar muito...
Sempre me interessei por assuntos relativos à natureza. Sou uma fã assumidíssima do verde. Acho que só a natureza possui uma energia intensa e pura capaz de revigorar a gente até nos piores dias!
Entrei no site, gostei da iniciativa, vou utilizar!
E achei o máximo a ideia de plantar uma árvore para cada bb que nasce. Qnd eu tiver um filho pode ter certeza que ele terá uma árvore! rs!

Beeijos!

 
Header Image by Colorpiano Illustration